...

Maratona tecnológica de 26 horas, sobre propriedade industrial

28 e 29 de fevereiro de 2020

Departamento de Engenharia Informática da FCTUC, Coimbra, Portugal

DESAFIO 1 – PESQUISA DE IMAGENS DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL

1 - O Problema

O INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) é o organismo em Portugal responsável pelo registo de propriedade industrial e pela salvaguarda dos direitos associados a essa mesma propriedade. O organismo disponibiliza um serviço que permite o registo de uma invenção, nome, logotipo ou design associado a um produto ou serviço. Este serviço, durante o processo de registo da propriedade industrial, recolhe um conjunto de informação sobre o formato de texto e de imagem. No final da validação do processo de registo, a informação pode ser consultada online através de uma solução de pesquisa de imagens, designadamente relacionadas com nomes de marcas ou design, e respetivos elementos figurativos, que foram sendo registadas ao longo do tempo até aos dias de hoje. Ao pesquisarmos, a solução mostra os resultados sobre a forma de imagem e informação associada à mesma. A natureza das imagens dos resultados é diversificada no sentido em que podemos visualizar nos resultados imagens de vários tipos, e.g., documentos de montagem, esquemas, desenhos, fotografias a cor ou a preto e branco.

A solução atualmente implementada para pesquisa sobre os registos de imagens consiste na pesquisa textual associada a cada imagem registada pelo serviço. Porém, dado que o serviço irá pesquisar sobre um vasto conjunto de imagens, a pesquisa sobre os registos textuais associados à imagem registada tem as suas limitações.

2 - O Desafio

Perante o atual funcionamento do sistema, seria importante a existência de mecanismos de pesquisa que permitissem procurar diretamente sobre as imagens e seu conteúdo. Para além da pesquisa, seria importante organizar os resultados de maneira a facilitar a sua apresentação ao utilizador satisfazendo os vários critérios de pesquisa.

3 - Produto a apresentar

Pretende-se o desenvolvimento de uma solução que permita a pesquisa avançada através de imagens e consulta dos seus resultados. A pesquisa deve permitir o envio de uma imagem e retornar um conjunto de resultados relacionados com a imagem enviada. A consulta dos resultados poderá ser trabalhada e enriquecida com mecanismos de organização do conjunto de imagens encontrada pela pesquisa.

4 - Avaliação

Na avaliação das soluções os seguintes pontos serão tidos em consideração:

- Desempenho num conjunto de exemplos de teste.
- Viabilidade da solução apresentada.
- Qualidade e inovação da solução apresentada.
- Potencial de integração com o serviço de pesquisa do INPI.
- Dinâmica de grupo e de trabalho em equipa.

CONTACTO

Em caso de dúvidas ou para esclarecimentos adicionais contacte pihackathon@dei.uc.pt