...

Maratona tecnológica de 26 horas, sobre propriedade industrial

28 e 29 de fevereiro de 2020

Departamento de Engenharia Informática da FCTUC, Coimbra, Portugal

DESAFIO 2 – PESQUISA DE TEXTOS DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL

1 - O Problema

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) tem como principal objetivo conceder direitos de propriedade industrial proteger a propriedade industrial em Portugal, nomeadamente através da análise e exame de pedidos propostas de propriedade industrial de marcas, de patentes e ou de design. Neste processo existe um conjunto de tarefas, muitas vezes realizadas de forma manual, de análise do material fornecido, normalmente sob a forma escrita, e de extração de informação, com o objetivo não só de determinar a classificação do pedido da proposta, mas também de a comparar com outros pedidos anteriores outras propostas anteriormente aceites.

2 - O Desafio

Neste momento, existem numerosos algoritmos e técnicas de extração de conhecimento a partir de texto, e.g., extração de informação, processamento de linguagem natural, reconhecimento de entidades, classificação de texto, que permitem realizar ou, pelo menos, apoiar, tarefas que anteriormente recorriam a um trabalho manual intensivo.

Desta forma, o desafio passará pela introdução de processos automáticos (inteligentes) na análise de pedidos de patente submetidos no INPI. Os dados submetidos num pedido numa proposta, como o resumo, a descrição e as reivindicações, disponibilizados pelo INPI, deverão tornar possível não só a extração dos conceitos-chave da invenção como também a sua comparação com invenções anteriores ou propostas futuras.

Estes conceitos deverão levar a áreas científicas, permitindo assim uma classificação mais exata do pedido de patente no âmbito da Classificação Internacional de Patentes (IPC).

3 - Produto a apresentar

Pretende-se uma prova de conceito de um sistema de apoio à decisão que permita acelerar o processo inicial de classificação de um pedido de patente e identificação de conceitos-chave associados, tornando possível de seguida a sua comparação com patentes anteriores a que se possa aplicar o mesmo processo, idealmente com vantagens também para a indexação e pesquisa de patentes.

4 - Avaliação

Para efeitos de avaliação, serão considerados os seguintes aspetos:

- Desempenho da prova de conceito em exemplos de teste
- Potencial de integração da prova de conceito no INPI
- Inovação dos métodos propostos e criatividade na sua conjugação/integração
- Apresentação/interação final da solução
- Dinâmica do grupo e trabalho em equipa

CONTACTO

Em caso de dúvidas ou para esclarecimentos adicionais contacte pihackathon@dei.uc.pt