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Maratona tecnológica de 26 horas, sobre propriedade industrial

28 e 29 de fevereiro de 2020

Departamento de Engenharia Informática da FCTUC, Coimbra, Portugal

PI HACKATHON
28-29 de fevereiro de 2020


Regulamento, termos e condições


1. Objetivos

O evento PI Hackathon, promovido e organizado pelo INPI e pelo Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), é uma maratona tecnológica de 26 horas que tem como objetivo desenvolver provas de conceito (proof of concept, PoC) direcionadas para desafios relacionados com a propriedade industrial, explorando tecnologias de grande potencial, como sejam a análise inteligente de dados, processamento de linguagem natural, modelos de aprendizagem, e blockchain. Pretende-se, também, fomentar uma cultura de inovação aberta, promovendo o envolvimento da comunidade empresarial, técnica e científica, com especial ênfase na relação entre universidades e a comunidade.

O Hackathon rege-se pelas normas apresentadas neste documento, sendo que os participantes, ao fazerem a sua inscrição, aceitam cumprir os pontos aqui estabelecidos, assim como outra legislação aplicável.

2. Local e datas

O PI Hackathon decorrerá no edifício do DEI FCTUC, sito no Pólo 2 da Universidade de Coimbra, 3030-290 Coimbra, Portugal, entre as 14:30 do dia 28 de fevereiro de 2020 e as 16:30 do dia 29 de fevereiro de 2020.

3. Candidaturas

3.1. Os candidatos deverão ter pelo menos 18 anos;
3.2. As candidaturas deverão ser submetidas até ao final do dia 17 de fevereiro de 2020, utilizando o formulário de registo disponível nas páginas web do evento;
3.3. As candidaturas são feitas por equipas de 3 a 5 elementos, sendo a constituição e demais dados da equipa fornecidos pelo coordenador da equipa no momento da inscrição;
3.4. Poderão ser efetuadas inscrições individuais, sendo estas posteriormente agregadas em equipas de 3 a 5 elementos pela organização do evento;
3.5. Através do seu coordenador, as equipas candidatas têm que preencher todos os campos marcados como obrigatórios no formulário de inscrição;
3.6. No ato de inscrição são indicados os desafios a que a equipa se candidata, por ordem decrescente de preferência. Essa preferência não é vinculativa, sendo a decisão final tomada pela organização de acordo com o perfil dos inscritos;
3.7. A inscrição e participação no evento são totalmente gratuitas.

4. Seleção das equipas e atribuição dos desafios

4.1. O processo de seleção das equipas é efetuado pela organização, com base nas competências/experiência dos seus membros e as motivações identificadas no formulário de inscrição, e não pode ser alvo de recurso;
4.2. A organização procurará atribuir os desafios às equipas com base nas preferências indicadas pelos participantes e no seu perfil;
4.3. Serão selecionadas 12 (doze) equipas, no máximo, sendo o resultado da seleção comunicado ao coordenador de cada equipa, por correio eletrónico;
4.4. A partir do momento em que uma equipa selecionada tenha conhecimento do seu desafio, poderá iniciar a preparação do projeto;
4.5. As equipas e os candidatos selecionados não poderão utilizar projetos que já tenham sido desenvolvidos anteriormente; no entanto, podem e devem preparar-se antecipadamente, preparando ferramentas e aprofundando conhecimentos necessários.

5. Calendário

5.1. O calendário está disponível nas páginas web de evento. A organização reserva-se ao direito de alterar o calendário sem aviso prévio;
5.2. Os coordenadores das equipas registadas no evento serão notificados por e-mail em caso de alteração ao calendário.

6. Mentores

6.1. A organização disporá de mentores para acompanhamento e aconselhamento das equipas durante o evento;
6.2. Os mentores não desenvolverão trabalho para as equipas, sendo estas responsáveis pelas suas próprias decisões e pelo trabalho efetuado;
6.3. O acompanhamento e aconselhamento das equipas pelos mentores é feito a intervalos determinados pelos próprios mentores, não sendo de esperar que estes estejam permanentemente a trabalhar com uma equipa.

7. Avaliação

7.1. Os projetos serão alvo de apreciação por um painel de avaliadores selecionado pela organização, sendo este painel constituído por dois elementos do INPI, dois elementos do DEI-FCTUC e dois elementos externos a estas entidades convidados pela organização;
7.2. O painel de avaliação terá em conta a informação veiculada pelos mentores.
7.3. Cada equipa terá a possibilidade de apresentar o projeto perante o painel de avaliadores no final da maratona;
7.4. A seleção dos melhores projetos é da única responsabilidade do painel de avaliadores;
7.5. Serão distinguidos os dois melhores projetos, que se destacarem em termos de criatividade na procura da solução, nível de inovação, potencial de viabilidade, e interesse e envolvimento da equipa;

8. Prémios

8.1. Todos os participantes receberão um voucher para participação numa ação de formação do INPI, relacionada com redação de pedidos de patente ou invenções implementadas por computador; essa ação de formação decorrerá em data a anunciar, num período de dois dias, no DEI FCTUC;
8.2. Todos os participantes receberão um kit de participação, composto por vários brindes, a definir pela organização; Os dois melhores projetos, selecionados nos termos do número anterior, receberão um prémio em género de 3.000€ e 1.500€, respetivamente para o primeiro e segunda classificado. 8.3. A equipa primeira classificada receberá vouchers para uma certificação Microsoft Azure.

9. Regras de conduta durante o evento

9.1. Os participantes deverão comportar-se cordialmente e respeitar os terceiros, bem como as pessoas que estudam e trabalham em todo o edifício do DEI FCTUC, onde decorrerá o evento;
9.2. Os participantes deverão observar a boa utilização das instalações e do equipamento disponível;
9.3. Não serão tolerados comportamentos discriminativos nem o uso de linguagem obscena;
9.4. Os participantes não poderão levar bebidas alcoólicas para o local;
9.5. A organização reserva-se ao direito de excluir os participantes que incumpram as regras acima apresentadas.

10. Equipamento, meios e serviços

10.1. Serão disponibilizadas contas Azure a todas as equipas para que possam utilizar esta plataforma na implementação das soluções para desafios.
10.2. Serão disponibilizados conjuntos de dados de exemplos de patentes e marcas a todas as equipas admitidas ao hackathon.
10.3. Será disponibilizado acesso permanente e ilimitado à Internet em todo no local do evento, através da rede sem fios da UC;
10.4. O acesso à rede acima referido tem que ser efetuado no estrito cumprimentos das normas de utilização aceitável publicadas em https://www.uc.pt/ciuc/aup;
10.5. Os participantes devem trazer os seus próprios portáteis ou equipamento que achem necessário para a execução do seu trabalho;
10.6. Os participantes são responsáveis pelos seus próprios bens;
10.7. Será disponibilizado um espaço para descanso, devendo os participantes trazer os seus equipamentos, tais como um saco cama;
10.8. Serão fornecidas refeições gratuitamente durante todo o evento, de acordo com o calendário divulgado nas respetivas páginas web.

11. Informação dos participantes

11.1. Não será partilhada informação pessoal dos participantes com nenhuma entidade externa ao evento;
11.2. O endereço de correio eletrónico fornecido pelo coordenador de cada equipa será exclusivamente usado para contactos relacionados com o evento;
11.3. Poderão ser publicadas fotos e vídeos do evento, para fim de divulgação nas páginas do evento, dos organizadores e de eventuais patrocinadores; caso os participantes não concordem em fornecer os seus direitos de imagem no contexto do PI Hackathon para efeitos de divulgação de fotografia e vídeos, deverão indicá-lo expressamente aos organizadores durante o evento.

12. Propriedade intelectual

12.1. Toda a tecnologia, conhecimento e propriedade intelectual desenvolvida durante o concurso permanece com os seus autores;
12.2. Com o acordo dos autores, a propriedade intelectual sobre os protótipos poderá vir a ser adquirida pelo INPI.

13. Dados Pessoais dos registos de Propriedade Industrial

13.1. A utilização de dados pessoais existentes nos dados de exemplo de patentes e marcas utilizados para a implementação dos desafios é expressamente proibida para outros fins que não os do Hackathon.

CONTACTO

Em caso de dúvidas ou para esclarecimentos adicionais contacte pihackathon@dei.uc.pt